STEREO MIXER


 Ativando mixagem estereo no Windows Vista ou Windows 7

O Windows Vista mudou completamente o controle de volume perto do que era nas versões anteriores do Windows. Como conseqüência, muita gente tem dificuldade em acessar o controle de volume de gravação, que como era conhecido praticamente deixou de existir.
Isso é terrível para quem precisa gravar sons, seja do microfone ou especialmente de outra fonte, como entrada de linha ou da saída dos programas, o famoso "stereo mix" ou "mixagem estéreo". Até o Windows XP/Server 2003, bastava abrir o controle de volume, trocar para o modo de gravação e marcar o item que seria a fonte sonora para gravação. No Vista o processo é diferente.
Vá até as propriedades de som (abra o item Som do painel de controle, ou clique com o botão direito no ícone de volume da barra de tarefas e escolha Dispositivos de gravação).
Na aba "Gravação", ele listará os dispositivos que podem ser usados como fonte de gravação para os programas que se baseiam nas configurações do Windows. Mas não mostra tudo:
Clique num lugar em branco dentro dessa área (na tela da imagem acima) com o direito e escolha Mostrar dispositivos desabilitados. O item mixagem estéreo deverá aparecer, talvez com outro nome. Mas ainda não poderá ser usado (ô saco, não sei o que os programadores da MS tinham na cabeça ao trabalhar no Vista). Clique agora no item Mixagem estéreo com o direito, e escolha Habilitar. Clique novamente (aff) nele com o direito e agora escolha Definir como dispositivo padrão. Pronto.
Se depois você quiser trocar para microfone ou outro dispositivo, volte aí e habilite (se estiver desabilitado) e defina como padrão. Esse negócio de desativar por aí só é legal quando se tem várias placas de som (como uma on e uma off board, por exemplo).
Em alguns casos o item Mixagem Estéreo nem aparece, mesmo mandando mostrar os dispositivos desabilitados. Geralmente isso é falta dos drivers corretos. Muita gente instala o Windows e se o som funciona, nem liga pra instalar os drivers da placa. Instale! Geralmente o som fica com mais qualidade ou oferece mais recursos (quase sempre efeitos sonoros aplicados nos sons tocados no PC, além de um configurador melhor que o do Windows. No caso da minha placa mãe, com os drivers fornecidos pelo Windows o "mixagem estéreo" ou "stereo mix" não aparecia nem podia ser usado. Depois de instalar os drivers que vêm no CD da placa, tudo funcionou como o esperado.
O mixagem estéreo é o som de saída geral dos programas, aquela música que toca num site via streaming (e que pode ser gravada!), o som do player de áudio, os barulhinhos nos programas, etc. Aquele F2 que envia trechos de áudio pelo MSN também pode ser usado para isso, como quando você quer mostrar um pedaço do som que está rolando no seu PC para algum amigo.


                       

                                      COMO CONFIGURAR O STEREO MIXER NO WINDOWS XP

                















Nenhum comentário: